Artigo traduzido por Raimundo Santos
Original em inglês: Brazil flooding claims more than 160 lives - CNN

Chuvas torrenciais, deslizamentos no Brasil
CNN) -- Fortes chuvas e enchentes no Brasil causaram 166 mortes nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, autoridades informaram nesta quarta-feira.
A maior tragédia aconteceu em cidades das regiões serranas no noroeste da cidade do Rio, da noite de terça-feira até a manhã desta quarta-feira, onde autoridades da defesa civil informaram a perda de 142 vidas.
Entre estas, 114 pessoas morreram em Teresópolis, em deslizamentos de terra, segundo autoridades locais informaram a CNN. Aproximadamente 1.000 outras pessoas ficaram desabrigadas e foram removidas para ginásios e escolas locais.
E na vizinha Petrópolis 18 mortes foram registradas, informou o governo do estado, de acordo com a agência de notícias Agência Brasil. Três mortes aconteceram em Itaipava e, em Nova Friburgo, morreram várias pessoas.
Entre as vítimas no Estado do Rio de Janeiro estavam três bombeiros que trabalhavam nas operações de resgate quando foram soterrados por um repentino deslizamento, informou a Agência Brasil. Um quarto bombeiro continuava desaparecido.
Aproximadamente 75.000 pessoas ficaram sem energia elétrica na região em consequência das fortes chuvas.
O prefeito de Teresópolis, Jorge Mário Sedlacek, decretou estado de calamidade pública em sua cidade. Ele disse à afiliada da CNN, a TV Globo, que pelo menos 80 socorristas foram enviados para a região.
Enquanto isso, no Estado de São Paulo, pelo meos 24 pessoas morreram em consequência das fortes chuvas que continuavam a cair no Estado, segundo informaram as autoridades.
Tem chovido desde 1 de janeiro, e as fortes chuvas podem continuar até o final da semana, conforme previsões meteorológicas.
As inundações causaram deslizamentos, disseram autoridades na última terça-feira. A represa de Mairiporã transbordou, aumentando o problema na região, disse Ramos Júnior, capitão do Departamento de Corpo de Bombeiros Civil de São Paulo.
São José dos Campos, aproximadamente 100 km da cidade de São Paulo, foi fortemente atinginda pela inundação, informou Júnior.
Em janeiro do ano passado, fortes chuvas causaram dezenas de mortes na costa do sudeste brasileiro. Chuvas torrenciais causaram deslizamentos fatais na região balneária de Angra dos Reis.
Artigo traduzido por Raimundo Santos
Original em inglês: Brazil flooding claims more than 160 lives - CNN
Nenhum comentário:
Postar um comentário