quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Especialistas afirmam terem descoberto a "causa" da calvície masculina

Especialistas afirmam terem descoberto a "causa" da calvície masculina
Artigo traduzido por Raimundo Santos
male pattern baldness
Aproximadamente metade dos homens desenvolvem algum grau de calvície por volta dos 50 anos

Segundo especialistas, eles descobriram o que seria a causa da conhecida calvície masculina.
   
Não se trata simplesmente de falta de cabelo, mas um problema com o novo cabelo que é produzido.

Um defeito na constituição significa que o cabelo produzido é tão pequeno que ele parece invisível ao olho nu, o que leva à clássica calvície ou a queda de cabelo.

A equipe de especialistas americanos disse à revista científica de investigações clínicas (Journal of Clinical Investigation) que a falta de cabelo tem a ver com as células tronco que produzem o cabelo.

É possível curar a calvície masculina ao se restaurar as funções normais destas células, é o que dizem os especilistas.

Futuramente, eles pretendem desenvolver um creme que poderia ser aplicado no couro cabeludo para ajudar as células tronco a fazer crescer o cabelo normal.

Utilizando homens com transplante de cabelo como cobaias, uma equipe da Universidade da Pensilvânia comparou folículos de cabelo em regiões de calvície e áreas do couro cabeludo contendo cabelo.

Embora as áreas com calvície apresentaram o mesmo número de células-tronco produtoras de cabelo que o couro cabeludo normal, poucas delas eram de um tipo mais maduro chamado célula progenitora.

Esta diferença significa que folículos de cabelo em áreas com calvície diminuem ao invés de desaparecerem, e os novos cabelos produzidos são microscópicos comparados ao cabelo normal.

O Dr. George Cotsarelis, que conduziu a pesquisa disse: "Isto significa que há um problema na ativação das células tronco ao transformarem as células progenitoras em couro cabeludo sem cabelo.

"O fato de que existem células-tronco nas áreas descabeladas nos estimuma a reativar essas células-tronco."

Até agora não se sabe ao certo qual é a causa da calvicie masculina, mas especialistas acreditam que o hormônio masculino da testosterona também esteja envolvido, e a calvície também pode estar relacionada à hereditariedade.


Artigo traduzido por Raimundo Santos

Original em inglês: Experts claim to discover "cause" of male baldness - BCC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog