sexta-feira, 8 de julho de 2011

Por que os padres não podem se casar?


Leia mais sobre o assunto aqui: A castidade e o Celibato dos Padres
                                                Tríplice significado do Celibato

Por que os Padres não podem se casar?

Tradução de Raimundo Santos
Original em inglês: Why priests can't get married?

A tradição de padres solteiros é lei Canônica, não um dogma, o que significa que esta lei não seja causa pétrea, podendo ser mudada. Naturalmente que o sacerdócio de padres casados não contradiz a bíblia (por exemplo, Pedro era casado). Entretanto, há muita evidência histórica e bíblica que fundamenta o sacerdócio celibatário.

Há muitos prós e contras, mas uma coisa é certa:  a Bíblia diz que um homem de família coloca sua família em primeiro lugar, não a Igreja. Isso é um grande problema caso se trate de um pastor. (1 Cor. 7:24-35)

Clérigos casados em outras Igrejas

"Focus on the Family" é uma das maiores e mais respeitadas organizações Evangélicas de aconselhamento matrimonial. Eles têm um ministério completamente devotado ao apoio clerical protestante chamado "Clergy Care Network." Em junho de 2007, o ministério "Focus on the Family" divulgou dois artigos intitulados "The pastor...at home" (O pastor...em casa) e "Ministry spotlight" (Ministério Revelado). A matéria destacava as dificuldade de ser um homem de família e um clérigo ao mesmo tempo.

Muito frequentemente, os pedidos mais comuns que a equipe de correspondência recebe (de pastores) são referentes a oração e conselho com relação a casamento, cuidado com os filhos, infidelidade, criação dos filhos, temas que causam divisão entre os pais...(Página 26, Focus on the Family Canada Magazine, junho de 2007)

"...nós [um pastor e sua esposa] criamos nossos filhos para saberem que nós amamos a igreja, mas também os amamos ainda mais. Isto nem sempre se alinha com algumas de nossas lideranças congregacionais, mas...os filhos foram colocados em primeiro lugar...em muitos casos...os filhos de pastores abandonam a igreja por que se vêem lutando por ter a atenção dos pais." (Página 7, Focus on the Family Canada Magazine, junho 2007)

A família está em primeiro lugar. Participei de uma apresentação musical em um retiro de homens pentecostais. Eles forneceram algumas informações sobre o clérigo protestante.

.1500 deixam o ministério pentecostal mensalmente;

.2/3 (dois terços) desistem antes de se aposentarem;

.14 anos é a duração em média do ministério de um pastor (Pentecostal da Assembléia de Deus);

A "Focus on the Family" também relata que:

.8 em cada 10 pastores e suas esposas se sentem desanimados ou em depressão;

•80% de pastores dizem que têm tempo insuficiente para suas esposas;

O renomado evangelista evangélico Chuck Swindol diz que "As exigências do ministério pode afetar nossos lares e famílias e, portanto, nossa caminhada com Deus."

Em outras palavras, é completamente estressante conduzir uma igreja e um lar. Em algum momento a Igreja Católica poderia decidir-se pelo clérigo casado. Entretanto, ela enfrentaria muitos problemas, e é neste ponto que preferimos o clérigo celibatário. O Senhor Jesus e o apóstolo Paulo manifestaram suas preferências de forma claríssima nas Escrituras: o celibato é melhor. (leia mais a seguir)

A Igreja Católica sempre entendeu que um Pastor que é um homem de família (casado) tem um coração naturalmente dividido. A história mostra que sempre houve uma tradição de sacerdócio celibatário na Igreja primitiva, embora não fosse exclusivo.

O que os Pais da Igreja Primitiva dizem sobre o clérigo casado?

Os Pais da Igreja dos primeiros quatro séculos falaram consistentemente contra o sacerdócio de casados. (Eusébio, Agostinho, Tertuliano, Orígenes, São Cirilo de Jerusalém, São Jerônimo, etc...) Santo Epifânio fala da lei eclesiástica aceita do sacerdócio (kanona tes ierosynes) como algo estabelecido pelos Apóstolos. (Haer.,xlviii, 9). A "Santa Igreja", diz ele, "respeita a dignidade do sacerdócio de tal modo que ela (a Igreja) não admite ao diaconato, ao sacerdócio, ou ao episcopato, nem mesmo ao subordinato, qualquer um que ainda esteja vivendo em matrimônio e criando filhos." (Haer., lix, 4).

Os escritos dos Pais da Igreja mostram que na Igreja Primitiva os sacerdotes casados não eram a norma aceita nos principais centros de Alexandria, Antioquia e Roma. Eles consideravam isto um problema que existia nas regiões afastadas. Por volta do terceiro século, quase já não mais havia sacerdotes casados, e vários Concílios deixaram a questão de lado até por volta do século IX, quando muitos bispos e padres se casavam e tinham filhos. O estado do sacerdócio chegou a um ponto lastimável. Sobreveio um grande problema, em que os sacerdotes ficavam "desejosos" em passar propriedades da Igreja às suas famílias. Até aquele ponto, o princípio do celibato nunca fora completamente sujeito aos estatutos oficiais da Igreja. Em 1123, o celibato foi oficializado. Embora, ao longo da história tenha havido casos esporádicos de abusos da Lei Canônica, a Igreja Católica Romana tem sempre mantido firmemente sua posição quanto ao sacerdócio celibatário.

O que a Bíblia diz sobre ser casado e ministrar a Palavra?

Houve muita teologia sobre o conceito de um padre ser a "esposa de Cristo" (João, 3:29, Apocalipse, 18:23, 19:7, 12:9, 21:17). Isto foi considerado na decisão da Igreja. A Escritura, de forma consistente, credita ao celibato um chamado espiritual muito maior do que o casamento.

...Aos solteiros e às viúvas, digo que lhes é bom se permanecerem assim, como eu...Quisera ver-vos livres de toda preocupação...conveniente ao homem ficar assim como é...Não procures mulher...O solteiro cuida das coisas que são do Senhor, de como agradar ao Senhor...O casado preocupa-se com as coisas do mundo, procurando agradar à sua esposa... .(I Coríntios, 7-8 até o versículo 38)

Paulo diz que o celibato oferece devoção sem partilha ao Senhor." (1 Coríntios, 7:35). Jesus nos diz que "é melhor não casar..." "Porque há eunucos que o são desde o ventre de suas mães, há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens e há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor do Reino dos céus. Quem puder compreender, compreenda..."  Mateus, 19:10-12

Alguns argumentos bíblicos em defesa do sacerdócio de homens casados citam 1 Timóteo, 3:2,12 e Tito, 1:6, que um bispo ou um diácono deveria ser "o marido de uma única esposa". Uma leitura cuidadosa destas passagens indica a preocupação de Paulo com relação aos sacerdotes que se casaram novamente. Os Católicos entendem que isto se aplica na remoção daqueles que se casaram uma segunda vez ao invés de defender o clérigo casado. Isto tem aplicação na Igreja Ortodoxa Oriental que não permite que padres viúvos se casem novamente. Embora Paulo não tenha expressamente rejeitado o sacerdócio de homens casados, ele consistentemente defendeu a preferência pelo celibato.

Na lei judaica, o sacerdócio era transmitido por relação consanguínea. O casamento era, portanto, necessário. Mas mesmo assim, era exigido dos sacerdotes judaicos do Antigo Testamento, que se abstessem de sexo durante os períodos em que estivessem servindo no Templo, por razões espirituais. Os sacerdotes Católicos servem no Templo diariamente.

Alguns trabalhos missionários são perigosos para as famílias e de difícil manutenção

Os missionários Cristãos que viviam em ambientes perigosos e anti-Cristãos tinham uma outra boa razão para permanecerem celibatários. Eles precisariam ser livres dos laços familiares porque estavam em risco de se tornarem mártires, e suas famílias poderiam também serem mortas. Mesmo em áreas onde havia relativa segurança, o custo de manter os missionários casados era 7 vezes maior do que o de um sacerdote solteiro.

E quanto aos escândalos de abusos sexuais?

Na onda dos tão discutidos abusos sexuais, muitos têm proposto um re-exame do sacerdote celibatário. Entretanto, sociedades protestantes têm nos mostrado que, apesar de todas estas notícias na mídia, o abuso e a prática sexual são mais prevalentes entre pastores evangélicos do que o são entre os sacerdotes Católicos celibatários.

"Focus on the Family" divulgou que 21% de pastores protestantes/evangélicos tiveram contato sexual inadequado com membros de suas congregações. 60% de pastores evangélicos, a maioria casados, tiveram algum problema com a pornografia. Em um estudo de 1984, 76% de pastores sabiam de outro pastor evangélico que teve relação sexual com um fiel/paroquiano. O desafio não é o celibato, mas sim, a fidelidade, e isso é verdade em qualquer denominação, inclusive na Igreja Católica.

A maioria de casos de abusos Católicos envolveram sacerdotes com tendências homossexuais, e realmente mostrou que a Igreja deve re-examinar com seriedade sua tolerância anterior quanto aos requisitos para a  entrada na vida celibatária de mesmo sexo, que atraía homens ao sacerdócio. A Congregação para a Divina Adoração, que supervisiona a ordenação sacerdotal, divulgou recentemente um documento muito importante sobre as vocações. Defendeu que os candidatos ao sacerdócio, que apresentem fortes tendências homossexuais, e aqueles que estiveram envolvidos na tão conhecida "cultura gay", não deveriam buscar o sacerdócio. Aqueles que tiveram sentimentos homossexuais passageiros deveriam aguardar por mais de 3 anos antes de considerarem uma vocação. Estes novos e severos critérios vocacionais da Igreja são  justificados em vista de que 95% dos casos de abusos envolveram relações entre padres gays e adolescentes, imediatamente após o Concílio Vaticano II, quando algumas normas da Igreja foram relaxadas.

Cem anos atrás a Enciclopédia Católica escreveu:

"...Não temos nenhum desejo em negar...um nível muito baixo de moralidade....................em diferentes períodos da história humana... e em diferentes países considerados Cristãos ... O Sacerdócio Católico tem ocasionalmente sido afetado, mas tais escândalos não são tanto pelo efeito do celibato obrigatório, assim como também a prostituição (que está em toda parte e sem limites em nossas grandes cidades) não é o resultado de nossas leis matrimoniais...."

Acho que estas palavras são atemporais e se aplicam à cultura moderna norte-americana regida pelo sexo.

E quanto à escassez de padres?

A escassez de padres é outro argumento crescente em defesa do sacerdote casado. Entretanto, existem muitas objeções quanto a isso. A Igreja Católia preza enormemente o matrimônio. Na teologia Católica, o marido deve priorizar a esposa e os filhos. E no caso do sacerdote, ele deve priorizar o serviço congregacional. Este conflito define a decisão pelo sacerdote celibatário.

Ainda hoje, no Rito Oriental, em que se admite padres casados,  eles não podem se casar após se tornarem padres. Se eles são celibatários à época da ordenação, então é assim que eles deverão permanecer. E também no Rito Oriental a nenhum Bispo é permitido se casar.

Se sacrificando pelo Senhor

Em nosso mundo moderno é difícil de se propor o conceito de sacrifício. O celibato é um sacrifício que paga um alto preço. Um dado positivo na escassez de sacerdotes é que o Diaconato está agora se popularizando. Muitos homens casados estão se tornando diáconos e, assim, podem realizar muitas das responsabilidades dos padres. Se você for casado e gostaria de se tornar padre, sugiro que procure o diaconato. Você realizará muitos daqueles desejos ao ser ministro na Igreja.

Talvez um dia o sacerdócio casado possa ser permitido. Se o Magistério assim o definisse, naturalmente que eu o aceitaria. Mas até que isso aconteça, acho que existe muita sabedoria e fundamento histórico na posição atual da Igreja.

Passagens das Escrituras que valorizam o celibato:

Mateus, 19:10-12

...seus discípulos lhe disseram: "Se é assim para um homem e sua esposa, é melhor não se casar." Mas ele lhes disse: "Nem todos podem aceitar este ensinamento, mas somente aqueles para quem é dado. Pois há eunucos desde o nascimento, e há eunucos que o foram feitos pelos homens, e há eunucos que se fizeram eunucos por amor ao reino dos céus. Nem todos podem aceitar isso."

1 Coríntios, 7:6-9

...Isto digo como concessão, não como ordem. Pois quereria que todos fossem como eu; mas cada um tem de Deus um dom particular: uns este, outros aquele. Aos solteiros e às viúvas, digo que lhes é bom se permanecerem assim, como eu. Mas, se não podem guardar a continência, casem-se. É melhor casar do que abrasar-se.

1 Corintios, 7:24-35

...Irmãos, cada um permaneça diante de Deus na condição em que estava quando Deus o chamou. A respeito das pessoas virgens, não tenho mandamento do Senhor; porém, dou o meu conselho, como homem que recebeu da misericórdia do Senhor a graça de ser digno de confiança. Julgo, pois, em razão das dificuldades presentes, ser conveniente ao homem ficar assim como é. Estás casado? Não procures desligar-te. Não estás casado? Não procures mulher. Mas, se queres casar-te, não pecas; assim como a jovem que se casa não peca. Todavia, padecerão a tribulação da carne; e eu quisera poupar-vos. Mas eis o que vos digo, irmãos: o tempo é breve. O que importa é que os que têm mulher vivam como se a não tivessem; os que choram, como se não chorassem; os que se alegram, como se não se alegrassem; os que compram, como se não possuíssem; os que usam deste mundo, como se dele não usassem. Porque a figura deste mundo passa. Quisera ver-vos livres de toda preocupação. O solteiro cuida das coisas que são do Senhor, de como agradar ao Senhor. O casado preocupa-se com as coisas do mundo, procurando agradar à sua esposa. A mesma diferença existe com a mulher solteira ou a virgem. Aquela que não é casada cuida das coisas do Senhor, para ser santa no corpo e no espírito; mas a casada cuida das coisas do mundo, procurando agradar ao marido. Digo isto para vosso proveito, não para vos estender um laço, mas para vos ensinar o que melhor convém, o que vos poderá unir ao Senhor sem partilha.

1 Coríntios, 7:38-40

...Em suma, aquele que casa a sua filha faz bem; e aquele que não a casa, faz ainda melhor. A mulher está ligada ao marido enquanto ele viver. Mas, se morrer o marido, ela fica livre e poderá casar-se com quem quiser, contanto que seja no Senhor. Contudo, na minha opinião, ela será mais feliz se permanecer como está. E creio que também eu tenho o Espírito de Deus.

©2003-2009 David MacDonald


Senhor Jesus, que Sua vontade pela unidade dos Cristãos se torne uma realidade.
À Sua maneira, temos absoluta confiança que o Senhor pode unir o Seu povo.
Aceitamos plenamente Sua vontade pela unidade.
Amém


Notas: Fonte Catholic Encyclopedia  http://www.newadvent.org/cathen/03481a.htm


Original em inglês: Why can't priests get married? http://www.davidmacd.com/catholic/why_priests_cant_marry.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog