domingo, 26 de setembro de 2010

Primeiro ornitóptero do mundo a levantar vôo

Primeiro ornitóptero do mundo a levantar vôo

Artigo traduzido por Raimundo Santos
Original em inglês: BBC

Leia mais sobre o assunto aqui: Metamorfose Digital,




Um estudante canadense, inspirado pelos desenhos de Leonardo da Vinci, alega ter realizado o primeiro vôo sustentado em uma aeronave de asas com propulsão humana.

O ornitóptero de Todd Reichert é um avião sem motor que se mantêm no ar ao bater suas asas como um pássaro.

A aeronove, apelidada de “Snowbird” (pássaro da neve), voou 145 metros no Clube de vôo dos Grandes Lagos, em Tottenham, Ontário.

Espera-se que a Federação Internacional de Aeronáutica confirme o recorde em encontro a ser realizada no mês de outubro.

Tentativas anteriores

O Sr. Reichert, estudante de doutarado na Universidade de Toronto, disse que o “Snowbird” “representa a realização de um antigo sonho aeronáutico”.

“Através da história, incontáveis homens e mulheres sonharam em voar como um pássaro utilizando sua própria tração e, centenas, senão milhares, tentaram realizá-lo,” disse ele em um comunicado.

"Isso representa um dos grandes feitos da aviação."

Ornithopter flown by Todd Reichert
Outras aeronaves à propulsão humana já decolaram, mas a equipe defende que a deles é a primeira a levantar vôo sozinha.

Construído de fibras de carbono e Madeira de balsa, o “Snowbird” tem uma envergadura de asa de 32 metros – comparado a um Boeing 737.

Entretanto, a aeronave pesa apenas 43 kg.

Para mantê-lo leve, mecanismos de decolagem não foram incluídos. Ao invés, um rebocador ajudou erguê-lo. Mas, em seguida, o Sr. Reichert assumiu o controle, utilizando seus pés para movimentar uma barra que aciona as asas.

Estabelecendo um novo recorde, o “Snowbird” voou 19.3 segundos, a uma velocidade média de 25.6 km/h.

O feito foi realizado em 2 de Agosto.

Outros já alegaram terem construído máquinas que voaram como pássaros. Entretanto, acredita-se que essas aeronaves apenas flutuaram após a decolagem.

O grupo canadense argumenta que o seu ornitópero realmetne levantou vôo sozinho, e que eles têm dados telemétricos para comprová-lo.

“As alegações passadas nunca foram comprovadas,” argumentou o engenheiro estrutural, Cameron Robertson. “Acreditamos que somos os primeiros, pois sabemos o que teve de ser feito para dar certo.

Para realizar este sonho, a equipe teve que desenvolver uma asa que bate

Ele explicou que o “Snowbird” não é um método prático de transporte”. Ao contrário, o objetivo do projeto foi inspirar outros a “usarem a energia do corpo e a criatividade da mente”.

O pintor italiano, Leonardo da Vinci, produziu seus famosos desenhos do ornitóptero por volta de 1485.

Mas foi somente em 1903 que os irmãos Wright realizaram o primeiro vôo propulsionado, que durou 12 segundos e cobriu uma extensão de 37 metros.

Em 1977, o Gossamer Condor tornou-se a primeira aeronave de propulsão humana capaz de realizar vôo controlado e sustentado após cobrur uma extensão de 1.6 km.


Artigo traduzido por Raimundo Santos
Original em inglês: BBC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog