terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Polônia comemora beatificação do Papa



Polônia comemora beatificação do Papa

'Temos esperado por tanto tempo para ter nosso próprio santo no céu'

Artigo traduzido por Raimundo Santos

Original em inglês: Poland celebrates pope's beatification - montrealgazette.com

PAOLO COCCO/FILE / Pope John Paul II will be  beatified on May 1, a crucial step to canonization as a saint.
PAOLO COCCO/ARQUIVO/ Papa João Paulo II será beatificado em 1 de maio, passo crucial para a canonização como santo.
Fotografado por: REUTERS, AFP


A decisão do Vaticano de beatificar o Papa João Paulo II em 1 de maio foi recebida com muita alegria e emoção em seu país, a Polônia, principalmente em Krakóvia, onde ele serviu como cardeal, e em sua cidade natal, Wadowice.

“Temos esperado por muito tempo para ter nosso próprio santo no céu – um santo de nosso tempo,” disse à AFP, Justyna Malinowska, uma jovem moradora de krakóvia, enquanto ela e seu marido, Mateuz, estavam de pé em baixo da janela do primeiro andar da residência do arcebispo de Krakóvia, onde João Paulo aparecia para seus famosos “bate-papos” noturnos com milhares de pessoas durante suas viagens à sua cidade natal.

Um bouquet de rosas nas cores do Vaticano, amarelas e brancas, foi colocado ao lado de uma vela na residência onde Karol Wojtyla serviu como arcebispo de 1964 até ser eleito à Santa Sé, em 1978.

Para muitos Católicos que o queriam “santo subido (expressão em italiano para santo agora) dias após sua morte em 2 de abril de 2005, João Paulo II já era santo em vida.

“Temos rezado todo mês para sua beatificação,” um passo crucial para a canonização como santo, disse à AFP, Agata Schonborn, enquanto se deteve por um instante para rezar diante de uma imagem de bronze do antigo Papa no pátio da residência. “Agora rezaremos para estarmos preparados para esta beatificação e para que ela traga os melhores frutos para o mundo inteiro.”

"Na história da Igreja, nunca houve uma beatificação em que o agraciado tenha sido conhecido por tanta gente," argumentou o padre Adam Boniecki, editor-chefe do jornal Tygodnik Powszechny, um semanário Católico onde o cardeal Karol Wojtyla publicou seus poemas usando um pseudônimo.

Suas viagens o levaram a 129 países, onde ele fez contato com pessoas comuns e celebrou missas ao ar livre que atraíram multidões.

Na vizinha Wadowice, pacata cidadezinha do antigo Papa, moradores lotaram a igreja onde Karol Wojtyla foi batizado e serviu como coroinha.

Eugeniusz Mroz, um dos colegas de escola do Papa, quase não continha sua alegria. "Agradeço à providência por ter me dado a oportunidade de viver com alguém que será um santo. É uma grande benção. Ele foi um gigante em espírito, no coração e no intelecto," disse Mroz à AFP.

Artigo traduzido por Raimundo Santos

Original em inglês: Poland celebrates pope's beatification - montrealgazette.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog