quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Bilionários americanos doam 50% de suas riquezas a programas caritativos.

Bilionários americanos doam 50% de suas riquezas a programas caritativos.



O Fundador da Microsoft, Bill Gates, iniciou a campanha em companhia do investidor Warren Buffet.

Trinta e oito bilionários americanos doaram pelo menos 50% de seus bens a programas caritativos através de uma campanha iniciada pelo investidor Warren Buffet, e o fundador da Microsoft, Bill Gates.

Também entram na lista o prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg, o fundador da CNN, Ted Turner, e o empresário de entretenimento, Barry Diller.

A promessa de doação relaciona as familias e indivíduos que se comprometeram como o projeto.

O site explica que a doação é um “compromisso moral”, e não um “contrato legal”.

Quem são os bilionários filantropistas?

A campanha foi iniciada em Junho para convencer os bilionários americanos a doarem pelo menos metade de seus bens, quer durante suas vidas ou depois de mortos.

“Apenas iniciamos, mas já temos uma fantástica resposta”, afirmou o Sr. Buffet.

Ele acrescentou: “Essa campanha pede às famílias ricas que conversem sobre suas reiquezas e como elas serão usadas.”

Aqueles que pretendem doar dinheiro a causas filantrópicas e entidades caritativas devem, publicamente, relatar suas intenções através de uma carta explicativa.

“Melhorar a Educação”

Outros bilionários que doaram grandes somas de dinheiro incluem o produtor de cinema George Lucas, o filantropista David Rockefeller, e o investidor petrolífero T. Boone Pickens.

“Estou dedicando a maior parte de minha riqueza para melhorar a educação. Ela é a chave para a sobrevivência da raça humana.”, explicou o Sr. Lucas na sua carta de doação.

“Embora a promessa de doação esteja focada particularmente nos milionários, a idéia se inspira em esforços no passado e no presente que encorajam e connhecem doadores de todos os meios e fontes financeiras,” informa a Givingpledge.org.



O Sr. Buffett, juntamente com o Sr Gates e sua esposa, Melinda, organizaram muitos jantares com bilionários americanos no ano passado para promoverem a campanha e encorajarem a elite financeira Americana a doarem suas riquezas.

“Sempre digo que gusto muito de ganhar dinheiro, mas também gosto muito de doá-lo. ” escreveu o Sr. Pickens em sua carta de promessa de doação.

O Sr. Buffett, presidente da empresa de investimentos Berkshire Hathaway, prometeu em 2006, doar 99% de seu dinheiro para a fundação de Bill e Melinda Gates e a entidades caritativas.

. Em Março, a revista Forbes Magazine estimou em $47 bilhões de dólares a fortuna de Buffett.

Bill Gates, que a revista Forbes estima ser a segunda pessoa mais rica do mundo, também doou mais de $28 bilhões de dólares à sua própria fundação.

De acordo com a Forbes, existem 403 bilionários nos Estados Unidos

Fonte: http://www.bbc.co.uk/news/world-us-canada-10870361





Tradução de Raimundo Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog