segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Dispositivo elimina o barulho do motorzinho do dentista

Dispositivo elimina o barulho do motorzinho do dentista


Artigo traduzido por Raimundo Santos

Original em inglês: Device 'cancels out the sound of the dentist's drill' - BBC

 Algumas pessoas consideram o barulho do motorzinho um sofrimento
 
   
Uma invenção que elimina o barulho do motorzinho do dentista poderia ajudar as pessoas a superarem o medo de tratamento, dizem especialistas.

Para muitos, o barulho da broca é uma grande causa de ansiedade ao visitarem o dentista.

Este novo dispositivo permite aos pacientes escutarem música em um aparelho MP3 enquanto o som da broca é bloqueado.

Entretanto, os pacientes podem ouvir a voz do dentista, pois nem todos os sons são dispersados.

O dispositivo é semelhante aos fones de ouvido eliminadores de barulho.

Ele funciona ao transformar os sons do consultório dentário em sinal digital.

Um chip especial chamado processador de sinal digital analisa o som entrante dos microfones colocados próximos à broca dental.

Ele produz uma onda de som invertido para cancelar barulho indesejável no sinal do fone de ouvido.

Ele também utiliza tecnologia de "filtragem adptada", em que filtros eletrônicos bloqueiam as ondas de som e os eliminam, mesmo que a amplitude e a frequência das ondas mudem enquanto a broca é usada.

Entretanto, esta tecnologia permite que outros ruídos como a voz do dentista seja ouvida.

Assim, o paciente poderia simplesmente plugar o dispositivo ao seu aparelho de MP3 e, através de seu fone de ouvido, escutar sua música preferida sem ser incomodado pelo barulho da broca, mas ainda podendo ouvir a voz do dentista.

"Sem custo adicional"

Desenvolvida por especilistas de King's College London, Brunel University e London South Bank University, a tecnologia foi originalmente idealizada pelo Professor Brian Millar do King's Dental Institute.
 
Inicialmente, ele foi inspirado pelos esforços da montadora de carros Lotus, que estava tentando desenvolver um sistema que eliminasse ruídos indesejáveis de estrada, ao mesmo tempo que permitisse aos motoristas ouvir as sirenes de emergência.

Após mais de 10 anos de pesquisa e colaboração com engenheiros, o Professor Millar e sua equipe desenvolveram o protótipo.

"Muitas pessoas deixam de irem ao dentista por causa da ansiedade associada ao barulho do motorzinho do dentista, mas este dispositivo tem o potencial de tornar o medo da broca coisa do passado.

"A maravilha deste dispositivo é que ele poderia ser accessível para ser adquirido pelos dentistas, e qualquer paciente com um aparelho de MP3 poderia se beneficiar dele, sem nenhum custo adicional."

O doutor Mark Atherton da Escola de Engenharia e Design da Universidade de Brunel disse que a possibilidade do paciente ouvir o dentista foi tema-chave do projeto.

"Não se pode desligar o paciente. Eles querem conversar com o dentista, assim eles não podem simplesmente tapar os ouvidos, eles ainda querem ouvir uma voz."


O novo dispositivo poderia amenizar o medo dos pacientes

Mas o doutor Atherson disse que os projetistas descobriram que apenas reduzir o barulho da broca, ao se utilizar tapadores de ouvido, por exemplo, não era suficiente.

"O barulho da broca dental é tão distinguível que o cérebro ainda o reconhece, e as pessoas ainda podem ouvi-lo, tamanha é a ansiedade.

"É um barulho tão característico, o tom agudo é provavelmente reconhecido em todo o mundo. A maioria das pessoas o ouvem e tremem de medo."

A equipe está agora procurando por investidores para tornar o dispositivo comercialmente disponível.

O  Professor Millar disse que ele tem o potencial de ajudar as pessoas a superarem o medo.

"O que precisamos agora é de um investidor para desenvolver o produto futuramente, para nos permitir levar este dispositivo ao maior número possível de consultórios, e ajudar as pessoas cujo medo do dentista as impede de buscarem tratamento oral que elas precisam."


Artigo traduzido por Raimundo Santos

Original em inglês: Device 'cancels out the sound of the dentist's dril" - BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog