terça-feira, 24 de agosto de 2010

Mais de 150 mulheres estupradas em vilarejo congolês

Mais de 150 mulheres estupradas em vilarejo congolês

Artigo traduzido por Raimundo Santos
Matéria publicada pela CNN em 24 de Agosto de 2010.
Artigo original em inglês aqui: CNN

(CNN) -- Dois grupos armados estupraram mais de 150 mulheres em um vilarejo na volátil província Kivu do Norte na República do Congo em um ataque de quatro dias, informou um oficial das Nações Unidas na segunda-feira.


Os ataques aconteceram no mês passado, segundo informações de membros de uma equipe de direitos humanos das nações unidas.

"Vítimas dos ataques, que ocorreram em 30 de julho no vilarejo de Bunangiri estão recebendo tratamento médico e também atendimentos psico-social," disseram oficials das Nações Unidas em um notificado.

Neste notificado, oficiais das Nações Unidas informaram que os culpados eram rebeldes leais às Forças Democráticas para a Libertação de Ruanda. A milícia étnica Hutu está associada ao genocídio de Ruanda em 1994 e, recentemente, tem combatido as forças governamentais do Congo.

O grupo de assistência internacional Medical Corps informou que está cuidando das mulheres, e ofereceu mais detalhes sobre os estupros, que segundo a entidade, duraram vários dias.

"O incidente começou quando homens armados entraram no vilarejo local advertindo a população para não fugirem, convencendo-os de que eles estariam alí somente para encontrar comida. Entretanto, depois do anoitecer, outro grupo de homens armados chegou e, nos quatro dias seguintes, estupraram mulheres no local," disse a entidade em nota oficial.

As mulheres foram atacadas por dois a seis homens armados e, às vezes, em frente de seus maridos e filhos, informou a entidade de assistência médica.

Fonte do artigo original em inglês: CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog