segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Pode haver vida em Marte, dizem cientistas

Pode haver vida em Marte, dizem cientistas


Artigo traduzido por Raimundo Santos
Original em inglês: BBC


Leia mais sobre o assunto aqui


                                        Em 1976, as sondas Vikings estudaram o solo marciano.


Moléculas ricas em carbono, que funcionam como blocos construtores de vida, podem estar presentes em marte, dizem cientistas - confrontando uma noção amplamente aceita do planeta vermelho como estéril.


                                     Acredita-se que o solo do deserto do Atacama se assemelhe ao de Marte.


Quando as duas sondas Viking da Nasa colheram e examinaram amostras do solo marciano em 1976, cientistas não econtraram nenhuma evidência de moléculas ricas em carbono ou biológicas.


Mas depois que a sonda Phoenix Mars descobriu perclorato químico contendo clorina na região ártica do planeta em 2008, cientistas decidiram reavaliarem a questão.


Eles viajaram até o deserto do Atacama no Chile, onde acredita-se que as condições sejam semelhantes àquelas de marte.

Após misturar o solo com perclorato e aquecê-lo, eles descobriram que os gases produzidos eram dióxido de carbono e traços de clorometano e diclorometano - exatamente como os gases liberados pelas reações químicas após a sonda Viking aquecer o solo marciano mais de três décadas atrás.


Resultado surpreendente


Eles também descobriram que as reações químicas, efetivamente, destruíram todos os compostos orgânicos no solo.


Nossos resultados sugerem que não somente orgânicos, mas também perclorato, podem ter estado presentes no solo em ambos locais de pouso da Viking," explicou o chefe do estudo, Rafael Navarro-Gonzáles da Universidade Autônoma Nacional do México, na Cidade do México.


Mas apesar do alvoroço sobre a descoberta, os pesquisadores advertem que ainda é muito cedo para concluir que já tenha existido vida no planeta vermelho.


"Isto não diz nada sobre a questão de se existiu ou não existiu vida em marte, mas poderia fazer uma grande differença em como procuramos evidências para responder essa pergunta,", explicou Chris McKay, do Centro de Pesquisas Ames da Nasa na Califórnia.


Ele explicou que orgânicos podem vir tanto de fontes biológicas e não biológicas - muitos meteoritos que caíram na terra têm material orgânico.


Perclorato, um ion da clorina e oxigênio, poderia ter estado presente em marte por bilhões de anos, e somente manifestar-se quando aquecido, destruindo todos os orgânicos no solo.


Quando os cientistas primeiramente examinaram as informações das sondas Viking, eles interpretaram os compostos orgânicos contendo clorina como contaminantes dos fluidos de limpeza carregados na espaçonave.

Ainda não está claro se as moléculas orgânicas são nativas do planeta vermelha ou se foram trazidas por meteoritos.


Este será um dos objetivos das futuras missões à marte. Em 2011, a Nasa planeja iniciar a missão Laboratório de ciências Marte (MSL), com o rover marciano Curiosity projetado para procurar material orgânico no planeta.




Artigo traduzido por Raimundo Santos
Original em inglês: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog