domingo, 5 de setembro de 2010

Missa em comemoração pelo centenário de Madre Teresa

Missa em comemoração pelo centenário de Madre Teresa

Artigo Traduzido por Raimundo Santos
Original em inglês: BBC

Leia mais sobre o assunto aqui :

Centenas de freiras Católicas e moradores de favelas na cidade indiana de Calcutá celebraram o centésimo aniversário do nascimento de Madre Teresa.



                                 Madre Teresa era conhecida como "Santa da sarjeta" por seu trabalho com os pobres de Calcutá.

Uma Missa especial foi celebrada na sede das Missionárias da Caridade - a ordem das freiras fundada por Madre Teresa sessenta anos atrás.

Madre Teresa, de etnia albanesa, nasceu em Skopje, agora parte da Macedônia, no dia 26 de agosto de 1910.

Suas obras nas favelas de Calcutá lhe deram o Prêmio Nobel da Paz em 1979.


Uma inspiração


As portas da casa de Madre Teresa em Calcutá foram abertas na madrugada, e centenas de moradores de favelas da cidade entraram para acender velas e rezar no seu túmulo.

Uma mensagem do Papa Bento XVI fo lida na Missa.

"Estou confiante de que este ano será para a Igreja e para o mundo uma ocasião de alegria e graças a Deus pelo inestimável presente que foi Madre Teresa durante sua vida, e o continua sendo, através do incansável e apaixonado trabalho de vocês, seus filhos espirituais,"

"Sua vida e trabalho continuam a ser inspiração para jovens e idosos, ricos e pobres de todos os caminhos da vida, religiões e nações," disse a Irmã Prema, atual líder das Missionárias da Caridade.


Noviciato


Com o nome de Agnes Gonxha Bojaxhiu, ela chegou à ìndia como noviça em 1929, e dedicou-se ao trabalho com os doentes, agonizantes e destituídos.

Ela passou a se chamar Teresa através dos votos como freira em 1931 e, em 1950, estabeleceu a ordem que cuida de crianças abandonadas, idosos e portadores de lepra e Aids.

Ela era conhecida como a "Santa da sarjeta" por seu trabalho com os pobres de Calcutá.

Após sua morte, em setembro de 1997, ela foi sepultada na sede das Missionárias da Caridade, que agora é local de peregrinação.

Ela foi beatificada - o primeiro passo para ser considerada santa - em 2003, pelo Papa João Paulo. Este passo foi executado em tempo recorde na era moderna.

A beatificação de Madre Teresa agora segue para o processo de canonização, que muitos esperam acontecer logo.


Artigo traduzido por Raimundo Santos
Original em inglês: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog