quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Visita do Papa: Começa histórica visita do Papa ao Reino Unido

Visita do Papa: Começa histórica visita do Papa ao Reino Unido

Artigo Traduzido por Raimundo Santos
Original em inglês: BBC

Leia mais sobre o assunto aqui



                                                 Downing Street diz que a visita será muito especial para pessoas de todos os credos.

Chega o momento da primeira visita de estado de um Papa ao Reino Unido, quando Bento XVI segue em vôo para Edimburgo.

Ele se encontrará com a rainha em Holyrood House e passeará pela cidade antes da Missa campal em Glasgow.

Estima-se que milhares de pessoas estejam nas ruas para verem o líder da Igreja Católica Romana.

Uma parte dos ingressos para o evento de quatro dias não foram vendidos, enquanto planejam-se protestos com relação à política do Vaticano quanto ao controle de natalidade, direitos de homossexuais e aborto.

A visita é a primeira que um Pontífice faz ao Reino Unido desde João Paulo II, em 1982.

Autoridades do Vaticano disseram que o Papa Bento enfatizará a importância do papel da fé para todos na Grã-Bretanha atual, e não somente para Católicos e Anglicanos.


Abuso infantil

O líder da Igreja Católica Romana na Inglaterra e País de Gales, o Arcebispo Vincent Nichols, disse que a visita foi cuidadosamente antecipada.

"A Tradição Católica neste país é, de fato, profundamente fiel à pessoa do Santo Padre," disse ele.
O Primeiro Ministro, David Cameron, disse que serão "quatro dias muito especiais, não apenas para nossos seis milhões de Católicos, mas para muitas pessoas de fé por toda a Grã-Bretanha".

Mas a visita do Papa é controversa entre manifestantes que dizem foram sexualmente abusados por padres Católicos quando crianças.

Eles acusam autoridades da Igreja de uma cultura de silêncio, e de não tomarem medidas severas contra padres que cometeram abusos.
O chefe da Comissão de Proteção e Salvaguarda Nacional Católica disse que estava confiante de que um encontro entre o Papa e vítimas aconteceria durante a viagem.

Bill Kilgallon disse que espera que um grupo de menos de 10 pessoas se encontre com o Papa sem mais ninguém presente, e sem nenhuma restrição no que for conversado antes e depois.

Em Ediburgo, presbiterianos, secularistas e outros grupos estão planejando protestar, mas a polícia informou que não espera que haja manifestações em larga escala.

Na quarta-feira, mais de 50 personalidades públicas assinaram uma carta em um jornal argumentando que o Papa não mereceria a honra de uma visita de estado ao Reino Unido.

As assinaturas da carta no jornal Guardian incluem Terry Pratchett, Philip Pullman e Stephen Fry.

Enquanto isso, um dos conselheiros do Papa - o Cardeal Walter Kasper - deixou a visita após divulgação em uma revista alemã de que ele comparou chegar no aeroporto de Heathrow com aterrissar em um "país de terceiro mundo."

Em resposta, ele argumentou que o Reino Unido está marcado por "um novo e agressivo ateísmo".

Coral de 800 vozes

O Vaticano informou que o cardeal não teve nenhuma intenção de ofender, e simplesmente deixou a comitiva por motivo de doença, enquanto o Gabinete Oficial do Reino Unido explicou que a visão do cardeal não é a mesma do Vaticano ou dos Bispos do Reino Unido.

Motoristas em Edimburgo estão advertidos de que possa haver atrasos por causa de fechamento de vias e restrições de estacionamento quando o Papa móvel se juntar ao desfile do Dia de São Ninian, em meio a pesada segurança.
Na quinta-feira , o Papa celebrará uma missa campal no Parque Bellahouston, em Glasgow - considerada como o maior evento organizado durante a visita.

Ela será precidida por apresentações de um coral de 800 vozes, a estrela do Britain's Got Talent, Susan Boyle, e a vencedora do Pop Idol, Michelle MacManus.

A Igreja Católica na Escócia planejava atrair aproximadamente 100.000 pessoas no evento, entretanto, posteriormente, a capacidade do evento foi reduzida para 65.000 pessoas, após lentidão na aquisição dos ingressos.

Uma Missa semelhante celebrada pelo Papa João II 28 anos atrás atraiu aproximadamente 300.000 pessoas.
Dioceses na Inglaterra e País de Gales também informaram a vacância de milhares de lugares para a vigília no Hyde Park, em Londres, no sábado, e a Missa de beatificação em Birmingham, no domingo.

Organizadores da última cerimônia estimam a presença de 54.000 a 55.000 pessoas no evento com capacidade de 60.000 pessoas em honra ao cardeal do século XIX, John Henry Newman..

O Papa segue de avião para a capital na terça-feira à noite, e passará os dois dias seguintes em reunião com religiosos e líderes políticos, grupos Católicos, em oração e Missa.

Na sexta-feira, o papa-móvel fará o percurso da Lambeth Bridge ao Millbank e, no sábado, ao longo da Horse Guard Road, The Mall, até o Hyde Park.

A Associação dos Oficiais de Polícia estimou que o custo do policiamento no percurso será 1.5 milhões  de libras.

Lord Patten, o representante do primeiro ministro para a visita, disse que o custo total da visita do Papa para os contribuintes, ficará entre 10 milhões e 12 milhões de libras.


Artigo traduzido por Raimundo Santos
Original em inglês: BBC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog