sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Visita Papal: Papa Bento XVI em Londres

 Visita Papal: Papa Bento XVI em Londres

Artigo traduzido por Raimundo Santos
Original em inglês; BBC


O Papa advertiu de que a religião e, em particular, o Cristianismo, - estão "sendo marginalizados" no mundo.

Este comentário foi parte de seu discurso principal aos parlamentares do Reino Unido, membros da sociedade britânica, e líderes religiosos em Westminster Hall, no centro de Londres.

O Papa Bento XVI advertiu de que havia algumas pessoas que queriam ver "a voz da religião ser silenciada".

Ele retornou ao assunto em um evento na Abadia de Westminster, exortando aos Cristãos que expressem sua fé.

O correspondente da BBC, Peter Hunt, descreveu o discurso em Westminster Hall como uma "conclamação", um apelo - para que a religião não seja sufocada pela sociedade secular".

O Papa discursava quando um sexto homem foi preso por agentes que investigam uma suposta ameaça de terrorismo à visita do Papa Bento XVI.

Em seu discurso em Westminster Hall, o Papa falou ao público presente, que busquem formas de promoverem a fé "em todos os setores da vida nacional".

Ele acrescentou: "Eu não posso, senão expressar minha preocupação em face à crescente marginalização da religião, particularmente do Cristianismo, que está acontecendo em algumas regiões, até mesmo em nações que muito enfatizam a tolerância.

"Existem aqueles que defenderiam que a voz da religião seja silenciada ou, pelo menos, relegada puramente à esfera privada.

"Existem aqueles que alegam que a celebração pública de festas como o Natal seja desencorajada, na questionável crença de que ela poderia, de alguma forma, ofender pertencentes a outras religiões ou pessoas sem nenhuma religião."

No culto celebrado em conjunto com o Arcebispo de Canterbury, Dr. Rowan Williams, na Abadia de Westminster, o Papa disse: "em uma sociedde que tem se tornado cada vez mais indiferente, ou até mesmo hostil à mensagem Cristã", os crentes deveriam expressar alegre e convincentemente a sua fé.

Ele tambem aspergiu incenso sobre a tumba de Edward, o Confessor - considerado santo por ambas as Igrejas.

Após o culto, o Papa retornou à acomodação do Núncio Papal - sua representação oficial no Reino Unido.

"Amizade profunda"

Antes, o Papa se encontrou com o Dr. Williams em Lamberth Palace - uma reunião de bispos Católicos Romanos e Anglicanos de diferentes partes do Reino Unido.

O encontro acontece num momento em que a inteção anglicana de nomear bispos mulheres afetou as relações com Roma.

Mas o Papa disse que ele queria ressaltar a "profunda amizade" entre as duas igrejas ao invés das diferenças.

A reunião no Palácio de Lambeth marcou o primeiro encontro do Papa com o Arcebispo em sua residência oficial.

A reunião foi vista como um passo importante, 40 anos depois que se iniciaram conversações oficiais sobre a possível reunificação das duas igrejas.

Permanecem as divisões sobre a oposição Católica Romana de ordenar mulheres. Enquanto isso, o Sínodo Geral da Igreja da Inglaterra deixou caminho aberto para a nomeação de mulheres bispos em reunião no mês de julho.

O Vaticano irritou muitos defensores da ordenação de mulheres ao descrevê-la como um "grave crime" a ser combatido, da mesma forma que abusos sexuais, embora negasse que estivesse igualando os dois.

O Dr. Williams disse em seu discurso de abertura que o Papa era "muito bem-vindo" ao Palácio de Lamberth.

A seguir, ele louvou a "análise consistente e profunda do pontífice sobre o estado da sociedade européia".

Milhares de pessoas encheram as ruas enquanto o Papa deixava o Palácio de Lamberth e seguia em seu Papa-móvel a curta distância até Westminster Hall.

Em um determinado ponto, ele parou o veículo e abençoou um bebê que foi erguido até ele.

Felicidade verdadeira

Mais cedo, o Papa conduziu uma assembléia de 4.000 crianças em uma escola Católica na região oeste de Londres.

Discursando na Escola Universitária de Santa Maria, em Twichenham, ele disse que a segurança das crianças era vital em todas as escolas, em clara referência ao escândalo de abuso sexual na Igreja.

Ele também advertiu contra as limitações da celebridade e da ciência.

O pontífice à multidão que os jovens são sempre induzidos a imitarem as celebridades.

Ele argumentou: "Minha pergunta a vocês é a seguinte: Quais são as qualidades que você vê em outros que você mais gostaria que fossem suas? Que tipo de pessoa você realmente gostaria de ser?"

"Peço a vocês que não se contentem apenas com o segundo lugar."

Ele prosseguiu dizendo que o dinheiro, ou a carreira bem-sucedida não são suficientes para tornarem as pessoas felizes, mas a verdadeira felicidade pode ser encontrada em Deus.

Forte segurança estava no evento chamado de A grande Assembléia, e monges e freiras que tinham esperado em longas filas foram revistados pela polícia.

Aproximadamente 100 manifestantes contra a política do Vaticano sobre os direitos dos homessexuais, igualdade e controle de natalidade se agruparam ante à sua chegada, em meio a forte segurança.

A Igreja considerou o momento como uma oportunidade para comemorar o trabalho de mais de 2.000 escolas Católicas no Reino Unido, em parceria comm o estado.

Entretanto, críticos argumentam que isso poderia instar a hostilidade para escolas da fé e servir como um lembrete doloroso do escândalo de abuso sexual infantil na da Igreja Católica.

Artigo traduzido por Raimundo Santos
Original em inglês: BBC




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog