domingo, 8 de agosto de 2010

ENORME ILHA DE GELO SE DESPRENDE NA GROENLÂNDIA

Enorme ilha de gelo se desprende na Groenlândia




Um pedaço de gelo quatro vezes o tamanho da Ilha de Manhattan se desprendeu de uma plataforma de gelo na Groenlândia, de acordo com cientistas nos Estados Unidos.



A ilha de gelo de 260 km2 se separou da geleira Petermann no norte da Groenlândia na terça-feira, informaram pesquisadores da Universidade de Delaware.



A ilha de gelo, que tem a metade da altura do Empire State Building, é o maior bloco de gelo a se desprender da calota do Ártico desde 1962. Sua extensão chega a um quarto da plataforma de gelo flutuante de 70 km, de acordo com o chefe de pesquisas Andreas Muenchow.



“A água doce armazenada nesta ilha de gelo poderia manter os rios Delaware e Hudson cheios por mais de dois anos. Ela também poderia manter todas as torneiras públicas dos Estadod Unidos jorrando água por 120 dias,”, disse Muenchow.



A equipe de Muenchow está pesquisando o gelo no Estreito de Nares, que separa a Groenlândia do Canadá, aproximadamente 1,000 km ao sul do Polo Norte.



Dados do satélite MODIS-Aqua da Nasa revelaram a ruptura inicial, que foi confirmada em algumas horas pelo Serviço de pesquisas de gelo canadense Trudy Whlleben, conforme divulgado no website da Universidade de Delaware.



Muenchow disse que a ilha poderia bloquear o Estreito de Nares enquanto se descola para o sul, ou se partir em ilhas menores e continuar em direção às águas abertas do Atlântico.



“No Estreito de Nares, a ilha de gelo se encontrará com ilhas reais que são muito menores em tamanho,” disse o pesquisador.



“A recém formada ilha de gelo pode se incorporar à costa litorânea, bloquear o canal, ou pode se partir em pedaços menores ao se mover para o sul através das correntes oceânicas presentes. Depois, provavelmente ela se deslocará ao longo das costas das ilhas de Baffin e Labrador, chegando ao Atlântico nos próximos dois anos.”



Ambientalistas argumentam que o derretimento do gelo está sendo causado pelo aquecimento global, com as temperaturas no Ártico nos anos 90 chegando aos seus níveis mais quentes do que em qualquer outra década em pelo menos 2.000 anos, conforme estudo publicado em 2009.



Segundo pesquisadores, estudos atuais apontam para um Oceano Ártico sem gelo nos meses de verão dentro de algumas décadas.



Tradução de Raimundo Santos



Fonte: CNN

http://edition.cnn.com/2010/WORLD/americas/08/07/greenland.ice.island/index.html?hpt=C2#fbid=EqitCdThBo-&wom=false

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog