sábado, 28 de agosto de 2010

Duplo impacto meteorítico causou a extinção dos dinossauros

Duplo impacto meteorítico causou a extinção dos dinossauros

Artigo traduzido por Raimundo Santos
Original em inglês: BBC

Os dinossauros foram dizimados há 65 milhões de anos por pelo menos dois impactos meterotíticos, ao invés de apenas um, conforme sugere um novo estudo.


Inicialmente, os cientistas identificaram uma enorme cratera de impacto no Golfo do México como sendo o evento que provocou a extinção dos dinossauros.

Agora surge uma nova evidência de um segundo impacto na Ucrânia.

Isso levanta a possibilidade de que a terra pode ter sido bombardeada por uma chuva de meteoritos.

As novas descobertas foram publicadas no periódico de Geologia pela equipe chefiada pelo Professor David Jolley da Universidade de Aberdeen.

Causou enorme controvérsia quando foi sugerido pela primeira vez, em 1980, que um impacto meteorítico dizimou os dinossauros. Posteriormente, a descoberta da cratera de Chicxulub no Golfo do México, nos EUA, foi aceita como prova cabal para confirmação da teoria.

Duplo impacto

A descoberta de uma segunda cratera de impacto sugere que os dinossauros foram levados à extinção por dois devastadores impactos, e não apenas um.

A cratera Boltysh, na Ucrânia, foi primeiramente relatada em 2002. Entretanto, até agora não se sabia ao certo como a determinação do tempo deste evento se associou ao impacto de Chicxulub.

No presente estudo, os cientistas examinaram "pólens e esporos" de plantas fósseis nas camadas de lama que se instalaram na cratera. Eles descobriram que imediatamente após o impacto, plantas do tipo samambaia colonizaram a região devastada.

As samambaias têm uma incrível habilidade de se recuperar após catástrofes. Camadas cheias de esporos de samambaias - duplos talos de samambaias - são considerados como bons "marcadores" de eventos de impactos no passado.
Entretanto, os cientistas descobriram um estoque inesperado.

Eles localizaram um segundo talo de samambaia em uma camada localizada um metro acima do primeiro, sugerindo outro evento de impacto posterior

O professor Simon Kelley da Open University, que foi co-autor do estudo, explicou: "Interpretamos esta segunda camada como a sequência do impacto de Chicxulub".

Isso demonstra que os impactos de Boltysh e Chicxulub não aconteceram exatamente ao mesmo tempo. Eles aconteceram alguns milhares de anos separadamente - o período de tempo entre os dois "talos de samambaia".

Causa desconhecida

O professor Kelley acrescentou: "É bastante provável que, no futuro, encontraremos evidência de mais eventos de impacto".

Ao invés de terem seido extintos por um único impacto, os pesquisadores acreditam que os dinossauros podem ter sido vítimas de uma chuva de meteoritos que caiu durante milhares de anos.

O que pode ter causado este bombardeio é ainda desconhecido.

A professora Monica Grady, especialista em meteoritos da Open University, que não estava envolvida no presente estudo, argumentou: "Existe a possibilidade de ter acontecido a colisão de objetos próximos à Terra".

Recentemente, a Nasa lançou um programa chamado "Spaceguard". Ele busca monitorar tais objetos próximos à Terra como um sistema de advertência prévia de futuras colisões..

Artigo traduzido por Raimundo Santos
Original em inglês: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog