terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Interpretação livre das Escrituras é proibida

Interpretação livre das Escrituras é proibida




Artigo traduzido por Raimundo Santos

Artigo original em inglês aqui: Individual interpretation of the bible is prohibited

Leia também sobre o assunto aqui: Minha Igreja; Fundamentalismo protestante

Foi um triste dia quando li que a Internet estava sendo utilizada por aqueles que, com muita avidez, tentam fundar suas próprias igrejas. Estas pessoas procuram na internet crenças pertencentes a várias denominações, na tentativa de encontrarem um nicho que as diferencie de outras. Eles desprezam totalmente o ensinamento de Nosso Senhor quando disse: "...e haverá UM SO REBANHO e UM SÓ PASTOR." João, 10:16

Existem mais de 38.000 denominações não-Católicas no mundo atualmente, e esse número aumenta cada dia mais. Com o advento de milhões de "clientes" em potencial, que são facilmente alcançados on-line, esse número aumentará em um ritmo acelerado. Essa situação fere a causa Cristã, pois este é o jeito de satã dividir e conquistar. Por outro lado, existe o estilo de Deus de unir em uma só Igreja, com um só Pastor. Isso torna o protestantismo cada vez mais impotente.

A principal razão disso é a falsa crença na interpretação individual da biblia. As igrejas protestantes não podem ensinar que elas são a "Única Igreja" que Jesus Cristo fundou, porque nenhuma delas tem suas origens à época de Jesus Cristo, dois mil anos atrás, quando Ele criou Sua Igreja em Mateus, 16:18. Se todo o protestantismo fosse unido no Espírito Santo, então como poderíamos explicar que os Calvinistas acreditam no sacramento do Batismo, mas os batistas não? Como explicar que os Luteranos dizem que Maria é a Mãe de Deus, mas outros protestantes dizem que não? Como explicar que os Episcopalianos acreditam que o homem tem livre vontade, enquanto os presbiterianos neguem isso? Você poderá percorrer todas as 38.000 denominações Cristãs não-Católicas e perceberá diferenças de opiniões como as apresentadas aqui. Se todas as Igrejas Critãs ensinassem a mesma coisa, então haveria apenas uma só Igreja, como aconteceu nos primeiros 1500 anos de Cristianismo.

Em todos os exemplos citados acima, um lado interpreta a bíblia de uma forma, e o outro lado interpreta de outra forma. Portanto, a questão é essa: é impossível juntar quaisquer conjuntos de palavras em que algumas pessoas inteligentes não possam encontrar um sentido não determinado pelo autor do versículo." Frank Sheed.

"Somente uma autoridade pública, divinamente guiada, pode interpretar corretamente uma mensagem pública divinamente revelada." Padre Benoit...

O Papa, de acordo com o Magistério da Igreja Católica, é a autoridade pública divinamente guiada, da qual fala o Padre Benoit.

Existem muitas passagens bíblicas que nos dizem que a interpretação individual da bíblia simplesmente não pode ser feita sem assistência divina...

Lucas, 24:45, "Abriu-lhes então o espírito, para que compreendessem as Escrituras..."

Assim, Jesus Cristo abriu o entendimento dos Apóstolos para que pudessem ensinar a outros na verdade. Será que você acha que Jesus Cristo abriu o entendimento de cada leitor de todas as 38.000 denominações não-Católicas? Se for o caso, por que existe tanta discordância entre elas?

Atos, 8:27-40, o eunuco estava tentando ler Isaias quando Filipe perguntou-lhe: "Você compreende o que está lendo? Mas ele respondeu: "Como posso compreender se alguém não me ensinar?"

Uma vez que Filipe tinha recebido o Espírito Santo em Atos, 2:4, ele pôde explicar a verdade sobre Isaías ao eunuco.

2Pedro, 1:20, São Pedro diz: "Antes de tudo, sabei que NENHUMA PROFECIA DA ESCRITURA É DE INTERPRETAÇÃO PESSOAL." Não vejo em como São Pedro poderia ter sido mais claro do que o fez nesta passagem aqui. Por que os protestantes ignoram versículos como este?

2Pedro, 3:16-17, Pedro disse: "...Nestas Cartas há algumas passagens difíceis de entender, CUJO SENTIDO OS ESPÍRITOS IGNORANTES OU POUCO FORTALECIDOS DETURPAM, PARA A SUA PRÓPRIA RUÍNA, COMO O FAZEM TAMBÉM COM AS DEMAIS ESCRITURAS.

Eis uma clara advertência de que é fácil cair no erro através da interpretação individual das Escrituras.

Em quem você prefere acreditar...

Num grupo de milhares de Bispos instruídos, com irrefutáveis qualificações e o Espírito Santo para guiá-los, ou alguns intérpretes livres da bíblia, com qualificações questionáveis, e que não têm a verdade do Espírito Santo para guiá-los?


Artigo traduzido por Raimundo Santos

Original em inglês aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog