segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Teilhard de Chardin - Jesuita, biólogo, paleontólogo, filósofo e visionário

Teilhard de Chardin: Jesuíta, biólogo, paleontólogo, filósofo, e visionário

Artigo traduzido por Raimundo Santos
Original em inglês: Teilhard de Chardin

Leia mais sobre Teilhard de Chardin aqui:

Nasceu em Orcines, na França, em 1 de Maio de 1881.

Pierre Teilhard de Chardin foi um visionário francês, jesuíta, paleontólogo, biólogo e filósofo, que passou a maior parte de sua vida tentando associar a experiência da religião com a ciência natural, mais especificamente a teologia Cristã com as teorias da evolução. Nesta tentativa ele ficou perplexo com as possibilidades para a humanidade, que ele via se dirigindo para uma emocionante convergência de sistemas, um "ponto ômega", onde a coexistência de consciências nos levará a um novo estado de paz e unidade planetária. Muito antes da ecologia ser moda, ele vislumbrou essa unidade como sendo, intrinsicamente, baseada no espírito da terra.


"A Era das Nações passou. A tarefa diante de nós agora, se não perecermos, será construir a terra."

Teilhard de Chardin faleceu dez anos antes de James Lovelock propor a "Teoria de Gaia", que sugere que a terra é realmente um ser vivo, um colossal super-sistema biológico. De fato, os escritos de Chardin apresentam a terra como tendo sua própria personalidade autônoma, como o principal centro e direcionador de nosso futuro - uma estranha sedutora - que será a força orientadora para a síntese da humanidade.

A frase "Sentido da Terra" deveria ser entendida como a conscientização apaixonante para nosso destino em comum, que dirige a parte pensante da vida para além de nosso tempo. A única e verdadeira unidade natural e a unidade humana é o espírito da terra...O sentido da terra é a pressão irresistível que surgirá no momento certo para uni-las (humanidade) em uma paixão em comum.
"Chegamos no limiar da evolução humana, onde o único caminho que leva à frente é o que vai em direção à paixão em comum...Continuar a colocar nossas esperanças em uma ordem social conquistada pela violência externa simplesmente culminaria na nossa perda total de esperança de carregar o Espírito da Terra nos seus limites."
Finalmente, ele sugeriu que a terra está em seu desdobramento evolutivo, gerando um novo órgão de consciência chamada "esfera do pensamento ou espírito humano". O pensamento reflexivo é análogo a um nível planetário para a evolução do cortex cerebra nos humanos. O pensamento reflexivo é uma "rede de pensamento planetário" - um sistema interligado de comunicação. Na época de suas obras, os computadores tinham o tamanho de um quarteirão e, a Internet era, na melhor das hipóteses, um elemento especulativo de ficção científica. Entretanto, esta evolução passará com uma rapidez como o Tempo de Gaia, como se fosse em questão de segundos. Nestes momentos preciosos, o planeta estará desenvolvendo seu cortex cerebral, e emergirá no despertar da própria consciência. Estamos, de fato, nos aproximando do ponto ômega, no qual Teilhard de Chardin era tão interessado.
Entretanto, esta convergência, embora prevista para acontecer através de uma rede global de informações, não foi simplesmente uma convergência de mentes ou corpos - mas de coração, um ponto que realçou ainda com mais efervecência.

"Não são nossas cabeças ou nossos corpos que devemos trazer juntos, mas nossos corações...... A humanidade.......está construindo sua composição cerebral abaixo de nossos olhos. Será que no futuro, através do aprofundamento lógico e biológico do movimento conjunto, ela descobrirá seu coração, sem que a totalidade primordial de sua força de unificação nunca possa ser atingida?"
Em sua produtiva vida, Teilhard de Chardin escreveu muitos livros, incluindo os seguintes:

Cartas a Léontine Zanta


Cartas de Viagem

Cartas do Egipto

Ciência e Cristo

O Fenómeno Humano

Hino do Universo

Lugar do Homem no Universo

O Meio Divino

A Minha Fé

Reflexões e Orações no Espaço-Tempo

Sobre a Felicidade / Sobre o Amor
 
Artigo traduzido por Raimundo Santos
Original em inglês: Tailhard de Chardin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog