sábado, 18 de setembro de 2010

Cardeal Newman: o homem por trás da visita do Papa

Cardeal Newman: O homem por trás da visita do papa


Artigo traduzido por Raimundo Santos
Original em inglês: CNN



Londres, Inglaterra (CNN) -- No domingo, o Papa Bento XVI conduzirá Missa campal para beatificação do cardeal inglês, John Henry Newman.

A Missa, que será celebrada no Cofton Park de Birmingham, marca o ponto principal da visita ao Reino Unido, ainda que a maioria dos britânicos conheçam pouco sobre o cardeal, ou o significativo papel que ele desempenhou na difusão do Catolicismo.

Quem é o Cardeal Newman, e por que ele etá sendo beatificado?

Nascido em 1801 com o nome de John Henry Newman, ele foi um padre inglês que se converteu ao Catolicismo e, posteriormente, se tornou cardeal na Igreja Romana.

Ele liderou um movimento de teólogos para trazer a Igreja Anglicana de volta às suas raízes papais, e foi um conhecido autor na Grã-Bretanha Vitoriana. O Papa Bento XVI é leitor de longa data das obras  do cardeal.

Entretanto, esta não é a razão para a sua beatificação. A decisão do Vaticano segue uma longa investigação de um suposto milagre que um diácono em Boston diz ter experimentado após uma oração de intercessão a Newman.

Por que o Papa Bento é admirador do cardeal Newman?
 
O Cardeal Newman é visto pelos Católicos como um grande pensador e reformador espiritual. Ele liderou um movimento de Anglicanos, conhecido como o Movimento Oxford, cujo objetivo era trazer a Igreja da Inglaterra de volta às suas raízes Católicas.

Ele se converteu com a idade de 44 anos e foi ordenado cardeal pelo Papa Leão XIII. Sua obra mais famosa, a Apologia, foi uma biografia de sua jornada espiritual, e é considerada pelos críticos como uma das grandes biografias de seu tempo. Suas obras renderam-lhe popularidade e sucesso crítico - o escritor irlandês, James Joyce, chamou-o de "o maior dos escritores de prosa inglesa".

Bento escreveu uma dissertação sobre Newman 25 anos atrás, comparando-o a Sócrates e Thomas More, um estadista inglês que foi executado por Henrique VIII por se recusar a reconhecer a legitimidade do rei como líder da igreja.

O que significa ser beatificado?

Uma pessoa é beatificada - ou considerada beata - somente após ser comprovado que um milagre foi a ela atribuído, seguindo-se ao pedido de intercessão de alguém em necessidade.

O que aconteceu no caso do Cardeal Newman?

O pedido veio de um diácono em Boston, que acredita que o padre falecido o curou de um problema de coluna crônico.

Os médicos disseram a Sullivan, em 2000, que ele deveria abandonar suas atividades religiosas para fazer uma cirurgia. Ele assistia a um programa de televisão sobre o Cardeal Newman e, no final, houve um apelo a qualquer um que tivesse peidido a intercessão do cardeal e experimentado um milagre, que fizesse contato.

Sullivan fez uma oração pedindo a Newman para ajudá-lo a caminhar novamente para que pudesse retornar aos seus estudos. Ele diz que no dia seguinte as dores haviam desaparecido. Após investigar por vários anos a petição do diácono, o Vaticano decidiu que ela era válida.
Como o Vaticano julga quem deveria ser santo?

Uma pessoa que é beatificada recebe o título de "Beato." Esse é um dos passos no processo de canonização pelo qual alguém é, finalmente, reconhecido como santo.

A fim de que isso aconteça, um segundo milagre deverá ser registrado e confirmado. Há também uma longa investigação conduzida pela Congregação do Vaticano para as Causas dos Santos. Ao longo do processo, uma autoridade do Vaticano chamada de "promotor geral da fé," levanta objeções e dúvidas que devem ser esclarecidas por outros padres.

Como parte da canonização, a Igreja, às vezes, até mesmo investiga os restos mortais do candidato. Por exemplo, o corpo do Papa João XXIII, que morreu em 1963, foi exumado quando ele foi beatificado. De acordo como o Vaticano, descobriu-se que o corpo estava, inexplicavelmente, bem preservado.


Artigo traduzido por Raimundo Santos

Originall em inglês: CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog