terça-feira, 24 de agosto de 2010

Vitória "Avatar" de tribos indianas sobre gigante mineradora do Reino Unido

Vitória "Avatar" de tribos indianas sobre gigante mineradora do Reino Unido

Artigo traduzido por Raimundo Santos
                                                                   Manifestantes Protestam contra a Vedanta em Londres - 27 de julho de 2009.
Original em inglês CNN aqui


Nova Deli, India (CNN) -- Essa conquista tem sido considerada a versão indiana do blockbuster hollywoodiano "Avatar". E assim como no filme, a luta de grupos nativos para salvar sua terra sagrada levou a melhor na grande batalha.


Fracassou o plano da gigante mineradora britânica Vedanta Resources de explorar a região oriental de Orissa, rica em minério.

Autoridades ambientais, na terça-feira, rejeitaram propostas de explorar a montanha, alegando que tal atividade na referida área colocaria em risco a vida das tribos.

"Se for permitida a mineração nesta área, ela não será apenas ilegal, mas também destruirá um dos sítios mais sagrados dos grupos tribais primitivos de Kondl,", explicou o Ministério do Meio Ambiente e Florestas.

O multi-milionário projeto tem sido investigado, enquanto grupos ativistas, tais como Survival International e Amnesty International, compararam a tribo Dongria Kondh ao Na'vi do filme de James Cameron.

"Este é o verdadeiro Avatar," destaca um dos cartazes da campanha da Survival International.

Durante anos, a comunidade nativa de 8.000 pessoas tem lutado para defender as Niyamgiri Hills (Colinas Niyamgiri), que são consideradas sagradas.

As Niyamgiri Hills contêm aproximadamente 72 milhões de toneladas de bauxita, que a Vedanta planejava extrair para sua usina de alumínio localizada na região.

Diversas tentativas de comunicação por telefone com a Vedanta não foram atendidas.

No início deste mês, a empresa anunciou que tinha investido um total de 9.6 bilhões de dólares na companhia de petróleo e gás indiana, Cairn Energy.

A disputa atual entre a tribo Dongria Kondh e a Vedanta Resources destaca um grande conflito entre indústria e residentes locais.

Também no início do mês, o governo decretou uma ordem de "paralisação de atividades" de um outro grande empreendimento em Orissa - uma usina siderúrgica de 12 bilhões de dólares proposta pela POSCO da Coréia do Sul.

Analistas dizem que estas recentes ações poderiam significar uma mudança na política do governo indiano com relação a questão maior dos direitos tribais versus desenvolvimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog