terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Papa almoça com pobres de Roma

Bento XVI almoça com pobres de Roma

Visita à cantina de San'Egidio

Artigo traduzido por Raimundo Santos

Original em inglês: Benedict XVI has lunch with Rome's poor


ROME, 6 de Janeiro de 2010 (Zenit.org).- Bento XVI faz mais do que proclamar a mensagem de Natal; ele também a vive, ao visitar a cozinha da sopa Romana para almoçar com os pobres e distribuir presentes às crianças.

Após rezar o Angelus do meio dia em 27 de Dezembro, ele visitou o tradicional bairro romano de Travestere, onde se localiza a cozinha da sopa e o centro de educação administrado pela Comunidade Católica laica de San'Egidio.

Doze representantes dos pobres se sentaram à mesa com Sua Santidade, incluindo uma família de ciganos de quatro pessoas, um refugiado político afegão de 34 anos, uma viúva italiana de 90 anos, e um jovem cadeirante de 25 anos que foi abandonado por sua família devido a sua deficiência.

Uma mulher islâmica de 63 anos também se sentou à mesa com o Pontífice. Ela chegou a Roma nos anos 80, buscando assistência para o seu filho deficiente. Um nigeriano Católico de 35 anos, também estava presente. Ele cruzou o deserto da Líbia para chegar à Itália. Um vendedor ambulante e sem-teto de 52 anos, também se fez presente entre os convidados à mesa do Santo Padre, assim como também um ex circence de 66 anos, que voltou para a Itália durante a guerra entre Irã e  Iraque.

Os pobres - aproximadamente 200 pessoas - e o Papa comeram lasagna, almôndegas, lentilhas e purê de batatas. Doces trazidos pelo Papa eram parte da sobremesa, assim como torrada e vinho branco.

Após comerem, Bento XVI distribuiu presentes a 31 crianças: as mais velhas receberam bonecas, carrinhos, aviõezinhos, quebra-cabeças e livros. Os bebês receberam chocalhos e animaizinhos de brinquedo.

O Santo Padre disse-lhes que veio visitá-los "exatamente na festa da Sagrada Família porque, de certa forma, ela se assemelha a eles."

"De fato, explicou ele: "A família de Jesus, desde o início, também enfrentou muitas dificuldades: teve problemas com a falta de hospitalidade, se sentiu obrigada a emigrar para o Egito por causa da violência do Rei Herodes."

"Vocês sabem muito bem o que significa dificuldade, mas vocês têm alguém que os ama e os ajuda," disse o Santo Padre,  referindo-se à Comunidade San'Egidio. Eles oferecem um "amparo constante" e são um sinal do amor de Deus para com os pobres."

A fundadora do grupo, Andrea Riccardi, e o Bispo Vincenzo Paglia de Terni-Narni-Amelia, assistente eclesial da comunidade, receberam o Santo Padre.

O Pontífice falou aos organizadores do evento, mas principalmente, aos convidados presentes.

"Durante o almoço," disse ele: "Tenho sido informado sobre suas histórias de sofrimentos e dificuldades: vidas dos idosos, dos imigrantes, dos sem-teto, dos ciganos, dos deficientes, das pessoas com dificuldades econômicas e outras...todos vocês, de uma maneira ou de outra, atropelados pela vida. Estou aqui entre vocês para dizer que estou perto de vocês, que os amo, e que suas dificuldades não estão distantes dos pensamentos do Papa, mas ao contrário, estão no coração da comunidade dos crentes."

Reconhecendo o serviço que a Comunidade San'Egidio oferece, continuou o Papa: "amar e servir oferece a alegria do Senhor que diz:" " Há mais alegria em dar do que receber."

"Nesta época de dificuldades econômicas específicas", argumentou o Papa: "cada um [de vocês] deveria ser um sinal de esperança e testemunha de um novo mundo para aqueles que, presos em seu egoísmo e na ilusão de encontrarem a felicidade sozinhos, vivem a tristeza ou uma alegria passageira que deixam o coração vazio."



Artigo traduzido por Raimundo Santos

Original em inglês: Benedict XVI has lunch with Rome's poor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog