terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Substâncias que podem estar associadas ao risco de demência



Substâncias que podem estar associadas ao risco de demência


Artigo traduzido por Raimundo Santos

Original em inglês: "Cooking meat "may be dementia risk"

Carne assada, grelhada ou frita produz substâncias nocivas que podem aumentar o risco de desenvolver demência, é o que sugerem pesquisadores









Produtos finais de glicação avançada (AGEs) foram associados a doenças como o diabetes tipo-2.


Camundongos alimentados com dieta rica em AGEs apresentaram crescimento de proteínas perigosas no cérebro e prejudicaram a função cognitiva.


Especialistas disseram que os resultados foram “convincentes”, entretanto, estes ainda não são “respostas definitivas”


Os AGEs são formados quando as proteínas ou gorduras reagem com o açúcar. Isto pode acontecer naturalmente e durante o processo de preparação dos alimentos.


Pesquisadores na Escola de Medicina Icahn, em Mount Sinai, Nova York, testaram o efeito dos AGEs em camundongos e em pessoas.


Os experimentos animais, publicados na Academia Nacional de Ciências, mostraram que uma dieta rica em AGEs afeta a química do cérebro.


O desempenho dos camundongos foi menor em tarefas tanto físicas quanto mentais após dieta rica em AGEs.


Uma análise em curto prazo, de pessoas acima de 60 anos de idade, sugeriu que existe uma relação entre altas taxas de AGEs no sangue e perda cognitiva.


Tratamento Efetivo


Conclusão do estudo: “Os resultados mostram que a demência relacionada à idade pode estar relacionada a altas taxas de Produtos Finais de Glicação Avançada (AGEs).


Nota importante: recomenda-se a redução de AGEs derivados de alimentos, o que pode ser uma estratégia efetiva de tratamento.”


Derek Hill, professor de ciências da imagem, na University College London, comentou: “Os resultados são convincentes.”


“Devido ao fato de que a cura do Mal de Alzeheimer ainda pareça distante, é importante se esforçar para preveni-lo, mas este estudo deveria ser visto como um encorajamento para mais estudos, ao invés de oferecer respostas definitivas.


“...Todavia, existem motivos para se ser otimista – este estudo apresenta evidências de que ao se usar estratégias preventivas pode-se reduzir a prevalência do Mal de Alzheimer e outras demências na sociedade, e isso poderia causar um impacto muito positivo em todos nós...”


O Dr. Simon Ridley, da charity Alzheimer’s Research UK (pesquisas do Mal de Alzheimer sem fins lucrativos), disse: “...Anteriormente, o diabetes foi associado a um risco aumentado de demência, e este pequeno estudo oferece novas descobertas sobre alguns dos possíveis processos moleculares que podem associar as duas condições.


“...É importante notar que as pessoas neste estudo não eram dementes. Este tema, até agora, ainda não foi muito bem estudado em pessoas, e não sabemos ainda se a quantidade de produtos AGEs em nossa dieta poderia afetar nosso risco de demência...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog