quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Escovar os dentes com água e sal elimina cáries

Testemunho: escovação com água e sal eliminou cáries em estágio inicial

Artigo traduzido por Raimundo Santos
Original em inglês: Testimonial: salt water brushing has healed incipient cavitites


Água com sal, irrigador oral e escovação a seco são muito mais úteis aos dentes do que creme dental fluoretado

Trata-se de um impressionante testemunho feito por John Smith (pseudônimo aqui utilizado, pois o verdadeiro nome foi omitido por questões de privacidade, em Outubro de 2008). O relato aqui apresentado aumenta ainda mais as evidências de que muitas coisas que nos são ensinadas para conservar e proteger os dentes das cáries, tais como escovar os dentes com creme dental fluoretado, são fatores que, de fato, aceleram a perda dos dentes e gengivas. Este testemunho também mostra como as atitudes “mais simples” podem realmente tratar os dentes...

Vejamos o testemunho:

Primeiramente, confesso que eu tenho um problema de erosão dentária. Desta forma, meus dentes são ainda mais vulneráveis a cáries e outros problemas dentários do que “dentes normais”.

Voltemos aproximadamente um ano e meio atrás, quando escovava muito bem os dentes, fazendo uso de creme dental com flúor. Entretanto, ao procurar anualmente a minha dentista para um checkup, sempre se constatavam não menos do que 6 cáries. A dentista também me instruía a escovar muito bem as superfícies das gengivas, pois havia cáries que ela ainda não queria remover com a broca. Chateado, fiquei com isto na cabeça por uns seis meses, e refleti: como poderia acontecer isso se mesmo escovando muito bem os dentes, ainda persistiam muitas cáries? Apesar de escovar com flúor e não comer muitos alimentos doces, como eu ainda tinha muitas cáries?

Decidi tentar outra coisa

Além da escovação normal, também passei a usar água com sal através de um irrigador oral para ter certeza de que a água com sal atingisse toda a minha boca.

De vez em quando também fazia uso de óleo de fígado de bacalhau (embora não sei se isso tenha contribuído. De qualquer forma, a vitamina D é boa para fortalecer os dentes).

Logo após começar esta rotina, observei que meus dentes ficaram menos sensíveis e muito mais fortes.

Entretanto, ao procurar o dentista novamente (uns seis meses após iniciar os novos hábitos) ainda esperava ter novas cáries. Mas para minha surpresa, e isto me deixou muito eufórico, não tinha nenhuma nova cárie, recebendo elogios da minha dentista. Ela deve ter se surpreendido pelo fato de não haver nenhuma formação de cárie, e que as cáries em estágio inicial haviam desaparecido.

Muito recentemente, de algum modo, mudei minha rotina. Agora escovo a seco duas vezes por dia (não uso creme dental e nem água com sal). Uso apenas um pouco de água para umedecer e amaciar a escova) por aproximadamente 20 minutos, mas ainda uso a água com sal para bochechar e também na irrigação oral. Ainda não voltei ao dentista e, portanto, não sei dos reais efeitos desta mudança.

Também desejo parar de usar a irrigação oral e apenas bochechar amplamente com água e sal, pois temo que possa haver resíduos plásticos na água, uma vez que o irrigador oral é feito de plástico. Mas ainda não coloquei isso em prática.

Meus dentes ficam também muito sensíveis durante a estação fria. Com os novos hábitos, esta sensibilidade desapareceu quase que completamente.

Este é o relato completo. Obviamente, não posso afirmar que isto impedirá todas as cáries no futuro, mas fica claro que a água e sal ajudaram a conservar e, até mesmo, tratar as cáries no seu estágio inicial.


Artigo traduzido por Raimundo Santos
Original em inglês: Testimonial: salt water brushing has healed incipient cavitites




2 comentários:

  1. Prezado colega, fico muito feliz com seu depoimento. Pois, intuitivamente decidi escovar meus dentes com sal marinho e depois fiquei sabendo que o pH do sal é alcalino. Já ouvi o Dr Lair Ribeiro dizer que enfermidade só ocorre em meio ácido, portanto achei acertada minha decisão. Tenho percebido redução da dor em um dente careado. Grato.

    ResponderExcluir
  2. Também tive a mesma intuição e obtive ótimos resultados. Esses depoimentos me fortalecem q continuar com o uso do sal

    ResponderExcluir

Seguidores

Pesquisar este blog