sábado, 5 de maio de 2012


Efeito estufa é um mito, diz cientistas




Em estudo, cientistas alegam ser farsa o argumento de que os gases do efeito estufa estejam causando mudança climática.

Um relatório das Nações Unidas, no início do ano, acusou que a raça humana é culpada pelo aquecimento global, e que não existe nenhuma dúvida de que isto esteja relacionado ao uso de combustíveis fósseis pelo homem.

Entretanto, outros especialistas climatológicos argumentaram que existe pouca evidência científica para suportar esta teoria.

De fato, o aquecimento global poderia ser causado por aumento da atividade solar, tal como uma erupção maciça.

Este argumento será apresentado no Canal 4, nesta quinta-feira, em um programa chamado The Great Global Warming Swindle (a grande fraude do aquecimento global), levantando grandes questionamentos sobre algumas das evidências usadas para comprovar o aquecimento global.

Amostras de calotas polares da Antarctica foram usadas para provar como o aquecimento através dos séculos tem sido acompanhado por níveis aumentados de CO2

Mas o professor Ian Clark, um especialista em paleoclimatologia, da Universisdade de Ottawa, argumenta que períodos mais quentes na história do planeta aconteceram por volta de 800 anos antes de elevações nos níveis de dióxido de carbono.

O programa também mostra como após a Segunda Guerra Mundial houve um grande volume nas emissões de dióxido de carbono, embora as temperaturas globais tenham caído por quatro décadas posteriores a 1940.

O relatório da ONU, feito por um comitê intergovernamental sobre mudança climática, foi publicado em fevereiro. Ao mesmo tempo, ele obteve aprovação de mais de 2.000 lideranças científicas mundiais.

 Mas o professor Paul Reiter, do Pasteur Institute, em Paris, disse que era uma “farsa” de que esta lista incluía os nomes de cientistas que discordavam destas teorias.

O professor Reiter, especialista em malária, disse que seu nome foi removido de uma avaliação somente quando ele ameaçou entrar com uma ação legal contra o comitê.


"É assim que eles fazem parecer que todas as lideranças científicas concordam”, disse o professor.

Gary Calder, ex editor do New Scientist, argumenta que nuvens e atividade solar são os verdadeiros responsáveis pela mudança climática.

O cientista de ponta do governo, Sir David King, é considerado o representante de tudo o que é bom na ciência britânica. Assim, é estranho que ele e o governo ignorem tantas evidências contra o efeito estufa ser o principal agente da mudança climática”, argumentou ele.

Phillip Stott, professor emérito de bio-geografia, na School of Oriental and African Studies (Escola de Estudos Africanos e Orientais), em Londres, disse que a mudança climática é muito complexa para ser causada por apenas um agente, tanto CO2 ou nuvens.

Reiterou: “O sistema é tão complexo para afirmar com certeza, que o efeito de cortar a produção de CO2 continuaria ou não a produzir CO2.”

“É ridículo ver os políticos dizendo se eles poderão ou não permitir que a temperatura global se eleve 2c ou 3c.”

O documentário deverá sofrer pesadas críticas da comunidade científica estabelecida.

Um porta-voz da Royal Society argumentou:  “Não estamos dizendo que as emissões de dióxido de carbono sejam o único responsável na mudança climática, e é muito importante que o debate prossiga."

“Entretanto, baseado na situação atual, temos de fazer algo sobre as emissões de CO2.”


Artigo traduzido por Raimundo Santos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog