quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Estudo confirma: A maioria dos padres são felizes e apreciam o celibato


Tradução de Raimundo Santos


Estudo aponta: A maioria dos padres são felizes e apreciam o celibato


Entrevista com Monsenhor Stephen Rossetti
 Genevieve Pollock WASHINGTON, D.C., 5 de Outubro de 2011 (Zenit.org). - 
Em geral, os padres estão entre as pessoas mais felizes na sociedade, comenta Monsenhor Stephen Rossetti e, ao contrário do pensamento secular, a maioria vê o celibato como um aspecto positivo na sua vocação.
Estas foram algumas conclusões apontadas por Monsenhor Rossetti em seu livro, "Why Priests are happy" (Porque os padres são felizes), Ave Maria Press, a ser lançado na quarta-feira.
O autor, que atualmente atua como reitor associado para programas ministeriais e seminários na Catholic University of America, também escreveu as obras  "Born of the Eucharist" (Nascimento da Eucaristia", "The Joy of Priesthood" (A Alegria do Sacerdócio), e "When the Lion Roars" (Quando o Leão ruge).
Licenciado em Psicologia, Monsenhor Rossetti antes trabalhou como diretor presidente do Instituto São Lucas, um centro educacional e de saúde para padres e religiosos.
O autor entrevistou 2.500 padres, revelando o que a sociedade moderna poderia achar surpreendente.
Nesta entrevista à ZENIT, ele explicou algumas de suas descobertas, incluindo a correlação entre a felicidade do padre e seu relacionamento com Deus e as pessoas, e os sinais de esperança para o futuro do sacerdócio.
ZENIT: Sua pesquisa mostrou uma conclusão que as pessoas poderiam considerar surpreendente: os padres estão entre as pessoas mais felizes do país. Por que não ouvimos falar desta felicidade com mais frequência?
Monsenhor Rossetti: Tem havido muitos estudos nos Estados Unidos nos últimos anos em que se mostram exatamente as mesmas descobertas: aproximadamente 90% dos padres dizem que são felizes. No meu estudo, este número chegou a 92.4%.
Em um estudo semelhante, quando o Centro Nacional de Pesquisa de Opinião conduziu seu estudo científico em 27 mil americanos, eles descobriram que o clero, em geral, eram os mais satisfeitos e felizes de todos os americanos. Estes dados são impressionantes uma vez que 50% dos americanos se consideram infelizes com suas profissões.
Entretanto, esta revelação impressionante e verdadeira da felicidade dos padres permanece um mistério.
Qual a razão disso? Em primeiro lugar, boas notícias "não dão ibope". Tragédias e escândalos estampam as primeiras páginas dos jornais, mas os rostos felizes de muitos de nossos padres não.
Em segundo lugar e igualmente importante, a secularização de nossa cultura cria um tipo de negativismo com relação à religião organizada. Existe uma crença secular entre algumas pessoas hoje, de que a prática da fé signifique repressão e ausência de alegria.
Alguns pensadores modernos sugerem que o único caminho para a verdadeira felicidade humana  é estar livre dos freios da religião. Eles vêem a religião como repressiva da verdadeira liberdade humana individual. Assim, ao usar esta lógica, ser padre significa viver a vida mais infeliz de todas.
Desta forma, a notícia de que os padres estão entre as pessoas mais felizes do país é vista com descaso.
A verdade da felicidade sacerdotal é um desafio poderoso e fundamental para a mentalidade secular moderna.
Entretanto, para os Cristãos, isto somente confirma as verdades de nossa fé. Jesus disse: "Que minha alegria seja vossa alegria, e vossa alegria seja plena."
A alegria é um dos frutos mais verdadeiros do Espírito Santo.
Para ser verdadeira e plenamente Cristão deve-se conhecer o dom da alegria de Deus. A mente secularizada busca por esta alegria, embora a procure no lugar errado. Faz sentido que estes homens que têm dedicado suas vidas a serviço de Deus e do próximo na fé Católica como sacerdotes, fossem lentamente e ternamente preenchidos por Deus com a felicidade e a alegria interiores.
Jesus nos prometeu Sua alegria e isto é comprovadamente verdadeiro.



Tradução de Raimundo Santos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog