terça-feira, 5 de outubro de 2010

Algas-marinhas e lã tornam tijolos mais resistentes

Algas-marinhas e lã tornam tijolos mais resistentes


Artigo traduzido por Raimundo Santos
Original em inglês: CNN




O que fazer com seda, argila e algas marinhas? Eis a resposta: produza tijolos muito resistentes.

Pesquisadores na Espanha e Escócia explicam que foi isso o que eles fizeram.

Em experiências realizadas na Universidade de Sevilha, na Espanha, e na Universidade de Strathclyde, em Glasgow, Escócia, pesquisadores adicionaram fibras de lã ao solo argiloso utilizado para produzir tijolos, e depois acrescentaram partículas de alginoto, um polímero produzido de algas marinhas, de acordo com um estudo publicado na revista científica Construction and Building Materials (Construções e Materiais de Construção).

Os tijolos de lã se mostraram 37% mais resistentes do que os tijolos convencionais e mais resistentes a rachaduras e fissuras, informaram os pesquisadores. Eles também são econômicos, pois são produzidos sem utilização de fogo, disseram os pesquisadores.

"Esta é uma alternativa mais sustentável e mais interessante do que os materiais convencionais de construção tais como os tijolos cozidos e blocos de concreto," explicaram Carmem Galán e Carlos Rivera, autores do estudo.

Os tijolos não vão alterar os hábitos de vestuário dos escoceses, uma vez que os criadores de ovelhas da Escócia produzem mais lã do que a indústria textil precisa, explicam os pesquisadores.


Artigo traduzido por Raimundo Santos
Original em inglês: CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog