quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Suspensão de medicamento para diabetes

Suspensão de medicamento para diabetes

Artigo traduzido por Raimundo Santos
Original em inglês: BBC

Leia mais sobre o assunto aqui:: O Globo, Yahoo, IN

 
 Mais de 100.000 pacientes no Reino Unido fazem uso do Avandia.

O medicamento Avandia é usado para controlar os níveis de açúcar no sangue em pacientes portadores do diabetes tipo 2.

O medicamento foi licenciado 10 anos atrás, e mais de 100.000 pacientes no Reino Unido fazem uso dele, apesar da crescente preocupação de que esteja relacionado a problemas cardíacos.

Após rever informações de segurança, a Agência Européia de Medicamentos (EMEA) argumentou que os benefícios não mais superam os riscos e, por isso, o medicamento deve ser suspenso.

A droga - com o nome genérico de rosiglitazone - é também usada em combinação com outros medicamentos com os nomes de Avandament e Avaglim.

Contradição

Uma porta-voz do órgão regulador disse: "Os pacientes que estão atualmente tomando estes medicamentos deveriam marcar uma consulta com seu médico para discutirem tratamentos alternativos adequados.
Mas a recomendação européia contrasta com a dos EUA, onde os órgãos reguladores decidiram somente introduzir restrições mais rígidas sobre o uso do medicamento - decisão que eles firmaram, ao mesmo tempo do comunicado da Agência Européia de Medicamentos.

O Avandia foi orginalmente licenciado com advertências sobre os riscos para os pacientes com problemas cardíacos.

Posteriormente, incluiram-se outras patologias cardíacas depois que se realizaram pesquisas mais avançadas sobre o uso do medicamento.

A advertência feita por um grupo de especialistas, que avaliaram a questão ante crescente preocupação, será agora transmitida à Comissão Européia.

Pode levar vários meses até que se tome uma decisão final, embora seja incomum para eles ignorar advertência do órgão regulador.

A Dr. Ellen Strahlman, médica responsável no fabricante GlaxoSmithKline, disse: "Nossa principal preocupação continua sendo os pacientes portadores do diabetes tipo 2, e estamos nos eforçando ao máximo para garantir que médicos na Europa e nos EUA tenham toda a informação que eles precisam para ajudálos a entender como essas decisões regulatórias afetam a eles e seus pacientes."

A GlaxoSmithhKline anunciou que ainda acredita que a droga foi um "importante elemento" para os diabéticos.

Peter Walsh, diretor da associação Ação Contra Acidentes Médicos, disse: "Especialistas médicos foram advertidos há meses sobre os perigos desta droga, que tem sido muito bem documentados.

"Não deveria demorar tanto tempo para se tomar uma decisão quando existe evidência de que as vidas das pessoasestão em risco.

"Precisamos de uma reavaliação ampla de como medicamentos são regulados no Reino Unido e Europa. Nos preocupamos de que as empresas farmacêuticas tenham muito mais influência do que eles deveriam ter."

Simon O'Neil, da Diabetes UK, concordou que se deveria tomar uma atitude mais rápida nestes casos.
Entretanto, ele acrescentou: "A segurança dos pacientes é o mais importante e, por isso, esperamos que seja que tomem uma decisão sobre o Avandia."


Artigo traduzido por Raimundo Santos
Original em inglês: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog